Você sabia que a tecnologia pode ser uma grande aliada para o controle de caixa do seu negócio? É isso mesmo. Com o crescimento das transações eletrônicas, em que o dinheiro circula cada vez menos, contar com uma ferramenta que confere tudo o que a sua empresa tem a receber é fundamental para inibir a perda de receitas.

Sistemas financeiros integrados à gestão do caixa contribuem para que a empresa possa fazer a conciliação automática entre o que foi vendido, a forma de pagamento (cartão, boleto, crediário) e os relatórios e registros de recebíveis. Contribui também para o acompanhamento da inadimplência. Quanto mais acuracidade tiver esse processo, mais receita sua empresa vai garantir.

Conheça a seguir algumas das principais funcionalidades de controle de caixa que um sistema de gestão pode oferecer para a saúde financeira da sua rede de lojas.

1) Conciliação automática de cartão de crédito: principal meio de pagamento nos dias de hoje, tem como princípio que o cliente paga à vista e a empresa recebe futuramente, em datas específicas. Periodicamente, a operadora do cartão apresenta um relatório de valores a receber, quase impossível de ser conferido manualmente, dependendo do volume de vendas. Isso pode resultar em erros ocasionais, difíceis de serem detectados.

Com o apoio de um sistema de gestão, é possível uma conferência diária de todas as transações e a comparação entre o relatório oferecido pela operadora e o da própria empresa. Ambos se baseiam em um código único, emitido a cada transação. O sistema compara as informações, identifica desvios e discrepâncias e gera relatórios para que o lojista possa entrar em contato com a operadora e pedir a correção. É um verdadeiro espião de garantia de receita, capaz de identificar erros em grandes volumes de dados.

2) Conciliação automática de valores a receber / integração bancária: algumas vezes, a empresa oferece aos clientes a opção de pagamento via boleto bancário. Nesses casos, a instituição financeira emite o documento de cobrança mediante o pagamento de tarifas contratuais. A conciliação automática dessas transações, com a ajuda de um sistema de gestão, permite identificar as taxas praticadas pelos bancos, se estão adequadas ao que foi contratado ou se existem desvios.

O gestor de caixa será alertado caso haja resultados incoerentes e vai poder tomar a decisão mais adequada. Mais uma vez, o sistema funciona como uma lupa sobre grandes volumes de informações, que poderiam passar despercebida pela conferência manual.

3) Gestão da inadimplência: em tempos de crise, ficar de olho na inadimplência é fundamental. Para redes de lojas, esse cuidado deve ser maior ainda, porque alguns consumidores se aproveitam para dar uma “esticadinha” no crédito, comprando um pouco em cada unidade.

Um sistema integrado de crédito permite conceder a cada cliente um limite unificado, que limita ou bloqueia novas compras quando é atingido. Independente da localização das lojas, o cliente faz parte do cadastro único e suas transações são registradas e ficam visíveis para qualquer loja. Em novas tentativas de compra, que ultrapassem o limite, o sistema avisa sobre a situação e passa a decisão para o gestor.

Esse processo está ligado também à cobrança. O sistema integrado emite relatórios e avisos de contas em atraso, acompanha o processo de cobrança, pagamento e a normalidade do crédito, até que ocorra. Controlar a inadimplência é garantia de receita e um processo contínuo, que ganha agilidade e acuracidade com o apoio de soluções tecnológicas.

Conclusão

No mundo dos negócios, é muito comum a gente ouvir que o “olho do dono é que engorda o boi”. Mas na medida em que empresas crescem, a tecnologia pode funcionar como uma espécie de olho eletrônico, que ajuda a vigiar o caixa, evitar erros, controlar desvios, evitar e acompanhar a inadimplência. Conheça nossas outras soluções para controle de caixa e garanta que todo o seu dinheiro está indo para o lugar certo.

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